sexta-feira, 10 de maio de 2019

Coisas que quero fazer com o pequeno A.


O facto de planear certas coisas para o pequeno A. ou de preparar algumas coisas para o regresso dele, faz-me sentir mais próxima dele, faz-me sentir menos mal com tudo o que tem acontecido. Então, decidi partilhar algumas coisas que quero fazer para ele e com ele quando estivermos novamente juntos.
Não sou muito apologista dos miúdos estarem sempre colados aos tablets ou a televisões para se entreterem (o que não quer dizer, que uma vez por outra não lhe ponha as músicas da Carochinha à frente quando estiver mais agitado) e acho que há certas coisas que vão fazer todo o sentido para acompanharem/ajudarem o crescimento e desenvolvimento dele.



Fazer uma colecção de livros infantis

Nunca fui muito de ler, aliás, nunca gostei mesmo nada de ler. Sempre foi um sacrifício para mim e tinha "guerras" enormes com o meu pai porque me obrigava a ler em voz alta em casa, todos os dias um bocadinho. Agora sei a importância que a leitura traz às nossas vidas e que é sempre bom um livro por perto.
Por outro lado, sempre adorei histórias infantis. Sempre gostei de passar as páginas dos livros e de apreciar as ilustrações e, mesmo sem saber ler, imaginava o que se estava a passar no respectivo livro. Lembro-me, já pré-adolescente, sempre que ia dormir a casa dos meus avós, todas as noites a minha avó lia uma história ou contava por ela própria.
Um dos muitos momentos que vamos ter nossos, o momento da leitura e da imaginação será um deles (ou assim espero eu...). E já a comecei, dois livros por mês e é capaz de ficar uma colecção à maneira.


Fazer uma colecção de jogos de tabuleiro

Outra coisa que sempre gostei, foram os jogos de tabuleiro. Dão para qualquer momento, são sempre um bom entretenimento e, ainda dão para umas boas gargalhadas.
Claro que não será logo para quando ele vier mas, como cada jogo, por norma, é caríssimo, mais vale começar o quanto antes a comprar um joguinho sempre que houver uma promoção jeitosa.


Ter um cão

Tive uma cadela que me acompanhou, praticamente, desde que comecei a dar os primeiros passos e que esteve comigo até fazer uns 18/19 anos e sempre tive animais de todo o tipo e feitios. Acho que é muito importante um animal na vida de uma criança e sempre disse que um dia que tivesse um filho ia ter um cão para crescerem os dois juntos e serem companheiros para a vida.


Passear

Sim, passear! Passear muito! O tempo perdido ninguém nos vai fazer recuperar mas uma das promessas que fiz a mim própria é que quando o meu pequenino voltar para mim, vamos passear por todo o lado. Vamos correr Portugal inteiro e quando ele for mais crescidinho começamos a conhecer  outros países. Vamos ver familiares e amigos, vamos conhecer outras tradições e culturas.
Dos passeios grandes aos pequenos, as idas ao parque, jardins e praia não vão faltar.


E desse lado, o que gostam mais de fazer com os pequenos, sejam eles filhos, sobrinhos, irmãos? Mais alguma sugestão para juntar à lista? 

2 comentários:

  1. Desde pequenina que lia uma história à minha filha, ao ponto de ela saber o Capuchinho vermelho de cor! Jogos de tablueiros ainda hoje jogamos a 3 e é sempre divertido. Assim como puzzles e legos, ultimamente tem estado um puzzle de 1000 peças a ser montado em família na mesa da sala. Nunca considerei que fosse dinheiro deitado fora nem tempo desperdiçado com a minha filha. Hoje aos 16 anos diz que teve uma infância muito feliz.
    Espero de coração que o teu pequeno regresse rápidamente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É tão bom ler isso porque revejo-me imenso. Acho que tempo de qualidade (e a qualidade, refiro-me a interacção e não a tecnologias) passado em família é sempre tempo bem aproveitado :)

      Eliminar